Como espelhar ou conectar o celular à tv | 8 maneiras

By Redação jan 17, 2024

Como espelhar ou conectar o celular à tv | 8 maneiras

Em algumas situações, usar o controle remoto para controlar aplicativos não proporciona a melhor experiência ao usuário. A solução usual neste caso é conectar o celular à tevê e controlar o conteúdo pelo próprio smartphone.

 

A maioria dos modelos de smart TV são compatíveis com transferência de dados via Wi-Fi, Bluetooth ou cabo, enquanto Android e iOS possuem suas próprias opções de conectividade. Além de substituir o controle o telefone também pode ser usado para exibir fotos e vídeos em uma tela maior.

8 maneiras de conectar seu celular à tv

A maioria das opções a seguir requer uma conexão Wi-Fi. A qualidade da imagem transmitida varia de acordo com as especificações de cada aplicação.

1. Transferência via aplicativo

Muitos aplicativos de streaming permitem que você conecta e transmite conteúdo por Wi-Fi do seu celular para a tevê Você precisa ter certeza de que ambos os dispositivos estão conectados à mesma rede.

Este recurso facilita a navegação no catálogo Principalmente na hora de digitar: Apple TV+, Deezer, Disney+, Globoplay, HBO Max, Netflix, Prime Video e Spotify são alguns exemplos de plataformas que permitem a correspondência.

Conectar Prossiga esses passos:

  1. Procure na tela um icon com três arcos;
  2. Com a tevê ligada, procure o aparelho
  3. Comece a controlar após o emparelhamento.
Abra os respectivos apps para conectar o celular na TV (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

2. Transmissão

AirPlay é o protocolo da Apple para transferência de dados entre dispositivos da empresa. Você pode usar o recurso para transmitir a tela do seu iPhone e o conteúdo de mídia para uma Apple TV ou smart TV compatível.

  1. Usar Prossiga esses passos:
  2. Abra o centro de Controle do iPhone;
  3. Toque no icon de vidro marcado com dois quadrados.
  4. Encontre e conecta dispositivos próximos.
AirPlay pode ser conectado a computadores com macOS, Apple TV ou Smart TVs compatíveis (Imagem: Captura de tela/Lucas Wetten/Canaltech)

3. Navegação inteligente

Muitas smart TVs usam o protocolo Miracast para conectar telefones celulares à tevê e espelhar a tela. O Android tem sua própria função Smart View para transferir dados do dispositivo

  1. Deslize para baixo na tela do Android até encontrar a barra de ferramentas.
  2. Clique em “Visualização Inteligente”;
  3. Ache uma tevê compatível.
  4. Escolhe um modelo de layout.
  5. Inicie a transmitir.

4. Controle remoto (somente infravermelho)

Os telefones celulares aparelhados com tecnologia de sinal infravermelho podem substituir o controle remoto da tevê Embora poucos modelos venham com esse recurso, você pode encontrá-lo em alguns dispositivos Xiaomi.

Para utilizá-lo será necessário utilizar um aplicativo de controle remoto: no caso da Xiaomi, a MIUI já oferece um aplicativo nativo.

5. dispositivos conectáveis ​​(Chromecast, Roku )

dispositivos de central de mídia como Chromecast, Fire TV Stick e Roku são soluções úteis para modelos mais antigos de smart TVs ou TVs que não possuem sistema operacional. Muitos deles possuem controle próprio, mas também é possível usar seu celular para navegar pelas interfaces.

Neste caso, é necessário seguir as formações do respectivo fabricante e emparelhar os dispositivos. Ambos devem estar conectados à mesma rede Wi-Fi.

O app do Roku para celulares pode ser usado para controlar o aparelho (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

6. Coisas inteligentes (somente TVs Samsung)

O ecossistema Samsung permite gerenciar diversos dispositivos da empresa sul-coreana com o aplicativo SmartThings (Android | iOS), incluindo smart TVs. Uma vez conectado, você pode transmitir arquivos de mídia, substituir o controle remoto e até usar a câmera para videoconferência.

Aplicativo SmartThings permite controlar TVs da Samsung (Imagem: Captura de tela/André Magalhães/Canaltech)

7. cabo USB

Por fim, existe também a opção de conectar o celular à tevê a cabo. Com o USB, você pode acessar os arquivos de mídia do seu dispositivo e reproduzir fotos, vídeos e áudio através do seu sistema Smart TV.

Você precisa conectar seu celular com o cabo à porta USB da tevê e ativar o modo de transferência de arquivos. No entanto, esta funcionalidade é mais limitada e nem todas as extensões de arquivo são suportadas.

8. cabo HDMI

Também existe a opção de conectar o celular diretamente à porta HDMI da tevê Alguns cabos e conectores possuem entradas USB e saídas HDMI para transmissão da tela do smartphone.

Por outro lado, não existem tantos modelos disponíveis para compra e a experiência pode ser substituída por recursos de streaming sem fio.

Além da televisão Você também pode aprender como transferir conteúdo do seu celular para o computador via Android e iOS.

By Redação

Fernando redator especializado no universo de tributos, sendo estudante de direito, se tornou criador de conteúdo em 2020 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de todo o país. Dessa forma, com o seu conhecimento e expertise, ele traz consigo para o Blogs-Tutorials, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.

Postagens relacionadas