Como se tornar um gênio da programação em 2 minutos (ou menos!)

By Redação jan 10, 2023

 

Como se tornar um gênio da programação em 2 minutos (ou menos!)

Você sonha em se tornar um gênio da programação? Quer aprender a programar em JavaScript de forma rápida e fácil? Se assim for, você está com sorte! Em apenas dois minutos (ou menos!), você pode aprender o básico da programação e começar sua jornada para se tornar um guru da programação. Com apenas alguns passos simples, você pode aprender os fundamentos da programação e se tornar um programador em pouco tempo. Então, se você está pronto para se tornar um gênio da programação, vamos começar!

Os conceitos básicos de programação

Quando você ouve as palavras ‘programação’ ou ‘codificação’, a primeira linguagem que geralmente vem à mente é JavaScript. JavaScript (ou JS) é a linguagem de programação mais utilizada no mundo, usada por milhões de desenvolvedores e usuários comuns. É também uma das linguagens mais simples de aprender, tornando-se o ponto de partida perfeito para qualquer aspirante a programador.

Em sua forma mais simples, a programação é dar instruções a um computador para fazer certas tarefas. Por exemplo, se você quisesse criar um programa para imprimir seu nome, precisaria escrever um código que informasse ao computador o que fazer quando ele vê certas palavras-chave, como ‘imprimir’ e ‘nome’. Esse tipo de programação é chamado de “processual” e envolve a escrita de funções e comandos em uma ordem específica.

JavaScript é considerado uma linguagem “orientada a objetos”, o que significa que é composto de objetos e funções em vez de apenas comandos e funções. Objetos são partes de dados que contêm propriedades, como o nome e a idade de uma pessoa. Funções são conjuntos de instruções que são usadas para manipular esses objetos. Ao combinar esses dois elementos, os programadores podem criar programas mais complexos que fazem coisas incríveis.

Ao aprender os conceitos básicos de programação com JavaScript, você pode rapidamente se tornar um programador competente e abrir um novo mundo de possibilidades.

O que você precisa para começar

Para aprender a programar em JavaScript, você precisará de algumas coisas. Primeiro, você precisará de um navegador da Web atualizado com JavaScript habilitado, bem como acesso a um editor de texto (por exemplo, Notepad ++ ou Atom). Você também precisará fazer download de uma versão do Java Development Kit (JDK), que está disponível gratuitamente na Oracle.

Depois de ter essas ferramentas no lugar, você está pronto para começar a codificar! Você pode criar e editar seus próprios arquivos JavaScript usando um editor de texto e compilá-los usando o JDK. Há muitos tutoriais e recursos on-line disponíveis para ajudá-lo a começar a programar em JavaScript, portanto, aproveite-os.

Como começar

Aprender a programar em Javascript (JS) não precisa ser uma tarefa assustadora. Com os recursos e orientações certos, você pode começar a programar no JS em apenas alguns minutos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a começar:

1. Certifique-se de que tem o software certo. Para começar a programar em JS, você precisará baixar um editor, como o Visual Studio Code.

2. Familiarize-se com o idioma. Antes de começar a codificar, reserve algum tempo para ler sobre os conceitos básicos do JS. Você não precisa ser um especialista, mas ajuda a ter uma compreensão básica do idioma.

3. Obtenha alguma prática. Depois de ter uma compreensão básica de JS, pratique escrever código criando projetos simples e brincando com ele. Isso ajudará você a se acostumar com a sintaxe e entender como a linguagem funciona.

4. Encontre recursos adicionais. Há uma abundância de tutoriais, livros e cursos on-line que podem ajudá-lo a aprender os meandros do JS. Olhe ao redor on-line e veja quais recursos funcionam melhor para você.

5. Olhe para Java. Java é outra linguagem de programação popular e aprendê-la pode facilitar a transição para JS. Reserve algum tempo para pesquisar Java e decidir se é algo que você deseja prosseguir.

Com essas dicas, você pode se tornar um programador mestre em pouco tempo! Boa sorte!

Onde encontrar recursos

Quando se trata de aprender a programar em JavaScript, existem inúmeros recursos disponíveis on-line. É importante aproveitar todas as opções disponíveis para você.

Se você está apenas começando a programar em JavaScript, alguns dos melhores lugares para procurar são sites como Code Academy, Udemy e Free Code Camp. Esses sites oferecem tutoriais interativos e cursos que cobrem os conceitos básicos de programação em JavaScript e podem ser um ótimo lugar para começar.

Você também pode encontrar muitos vídeos úteis do YouTube, tutoriais escritos e outros recursos úteis se pesquisar por “aprender JavaScript” ou “tutorial JavaScript”. A grande quantidade de material disponível pode ser esmagadora, por isso é melhor encontrar algumas fontes que você gosta e se concentrar nelas.

Há também uma abundância de fóruns e fóruns de discussão on-line onde os desenvolvedores discutem tópicos de programação, como JavaScript. Se você tiver dúvidas ou precisar de ajuda, esses fóruns podem ser um recurso inestimável.

Finalmente, não se esqueça de aproveitar as ferramentas de software livre, como editores de texto e navegadores da web. Editores de texto como Sublime Text, Atom e Visual Studio Code são ótimos para escrever código, enquanto navegadores da Web como Chrome, Safari e Firefox permitem que você execute e teste seu código.

Ao aproveitar esses recursos, você estará no caminho certo para se tornar um gênio da programação em pouco tempo!

Esse blog é postado de tudo um pouco, tudo para ajudar aqueles que estão buscando por conhecimentos na internet 🤓🧠.

By Redação

Fernando redator especializado no universo de tributos, sendo estudante de direito, se tornou criador de conteúdo em 2020 com foco na área de notícias relacionadas as tributações de todo o país. Dessa forma, com o seu conhecimento e expertise, ele traz consigo para o Blogs-Tutorials, artigos sempre atualizados e confiáveis para o nosso público.

Postagens relacionadas